27.1.22

Fortaleza Hotel

Fortaleza Hotel || Estreia dia 27 de janeiro de 2022 
Crítica por Helen Nice 

Imagem cedida pela Sinny Assessoria

Chega aos cinemas nesta quinta (27) o filme aclamado no 31º Cine Ceará - "Fortaleza Hotel", distribuído por Vitrine Filmes. Dirigido por Armando Praça com roteiro de Pedro Cândido e Isadora Rodrigues, traz no elenco a atriz pernambucana Clébia Souza (Pilar), a consagrada atriz sul-coreana Lee Young- LAn (Shin), Larissa Góes (Jamile), Demick Lopes, Ana Marlene, Andrea Piol, João Fontenelle, Raphael Souma, Jane Azevedo, Katiana Monteiro, Natasha Faria, Layla Sáh, Fabíola Líper, Tayana Tavares, Icaro Eloi, Jéssica Teixeira, Yuri Yamamoto

Vamos conhecer duas mulheres diferentes e ao mesmo tempo extremamente semelhantes em suas lutas, frustrações e desafios perante a vida. De um lado temos Pilar. Foi mãe aos 13 anos e enfrenta o desafio de ser mãe de Jamile, uma jovem rebelde, envolvida em más companhias. Pilar trabalha como camareira no Fortaleza Hotel e sonha em deixar o Brasil. Estuda inglês e está pagando uma agencia para tirar os documentos necessários para entrar como turista em Dublin. O ano novo será o começo de uma nova vida, deixando a filha por conta própria. 

Imagem cedida pela Sinny Assessoria

Do lado oposto temos Shin. A sul coreana de meia idade estava se preparando para vir morar no Brasil com o marido. Investigado por fraude na empresa, o marido comete suicídio, frustrando os planos futuros. Agora ela precisa reconhecer o corpo e tomar as providências necessárias para a cremação e translado das cinzas de volta à Coréia. Como o marido estava hospedado no Fortaleza Hotel, Shin se instala no mesmo quarto. 

O destino uni Pilar e Shin, criando uma inusitada conexão. Ambas querem fugir de suas realidades. Shin tem dificuldade com o português, Pilar fala inglês. Os trâmites funerários são complexos e Shin pede ajuda a Pilar. Os valores estão acima das posses da coreana, que não pode contar com a ajuda do cunhado, seu único parente no país distante. Ela terá que vender algum bem de valor. Pilar também se vê em uma inesperada dificuldade financeira ao precisar de uma grande quantia para resgatar sua filha do poder de bandidos. 

As dificuldades acabam unindo de maneira trágica essas duas mulheres. Uma amizade improvável irá transformar suas vidas. A solidariedade surge em meio ao caos e apesar da traição. Teremos um drama denso que aborda as diferenças sociais, raciais e culturais e a capacidade de enfrentamento destas mulheres sozinhas em suas dores. Destaque para a trilha sonora, principalmente na cena em que ambas dançam e cantam com músicas de seus países de origem. O final do ano chega e a companhia uma da outra talvez não seja suficiente para abrandar tanta incerteza, solidão e frustração.

Um comentário

últimas resenhas e críticas

Acompanhe no Instagram: @dnisin

© Site Seja Cult. Design by FCD.