Resgate de Alto Risco || Disponível no Cinema Virtual
Crítica por Helen Nice
Imagem cedida pelo Cinema Virtual
Faustine (Jisca Kalvanda), assistente social originária do Zaire, mentiu para o marido, o enfermeiro Sylvain (Swann Arlaud).
Distante e dissimulada, se despede rapidamente do marido, que gentilmente insiste em acompanhá-la até o portão de embarque no aeroporto de Paris. Ela embarca com o filho Noah de apenas 5 anos para o que seria uma viagem de 15 dias à Turquia, então sob o chamado Estado Islâmico, onde uma amiga estaria à sua espera.
Que grandes motivações pessoais poderiam levar uma mãe a ter tal comportamento?
Um tempo depois, Sylvain encontra a suposta amiga em um shopping. Ela nada sabe sobre o paradeiro de Faustine.
Angustiado com o comportamento da esposa, Sylvain começa a ter problemas com os horários de trabalho na equipe do Dr. Patrice (Charles Berling). O médico, que trata seus funcionários como família, se compadece da situação e decide intervir. Contacta seu filho Gabriel (Finnegan Oldfield) que trabalha como ativista em uma Ong que presta ajuda nos campos de refugiados na Turquia e relata o ocorrido. Ele está voltando à Paris ajudando o jovem rebelde Adnan (Kassen Al Khoja) a escapar para a França.
Imagem cedida pelo Cinema Virtual
Gabriel descobre que Faustine, recém convertida ao Islã, entrou ilegalmente na Síria para ajudar o DAESH, uma organização militante islâmica, na cidade de Raqqa.
Oficialmente, Faustine sequestrou o filho.
Um pouco tarde demais, Faustine cai na real e avisa Sylvain que quer voltar. Mas mulheres não voltam de lá e as crianças do sexo masculino são treinadas a manejar armas pesadas e doutrinadas para servir a causa.
As cenas são fortes e impactantes, descrevendo bem o papel da mulher naquela cultura. Ao tentar entrar em um tipo de táxi, Faustine é questionada sobre a presença de seu tutor.
A questão que fica é: quão ingênua seria essa mulher para ir por livre e espontânea vontade para um lugar assim? A trama se torna um pouco difícil de acreditar neste sentido, pois qualquer pessoa com o mínimo de informação saberia o que esperar deste local.
Entretanto, o roteiro é inspirado em uma história verídica ocorrida em 2015.
Imagem cedida pelo Cinema Virtual
"Resgate de Alto Risco" entrega uma trama densa e delicada envolvendo o angustiante pedido de ajuda, os extremistas islâmicos e como as autoridades francesas não tem poder de ação para o resgate.
Patrice, Gabriel, Sylvain e Adnan terão que arquitetar uma operação arriscada para a exfiltração de Faustine e o filho do ambiente hostil que ela os meteu. Mas sair do inferno custa caro.
O filme todo acontece no período dos poucos dias entre o embarque em Paris, a chegada à Turquia, a fuga para Raqqa e a conclusão da operação para trazê-los de volta. Isso dá uma dinâmica muito boa que prende a atenção do expectador, que se vê imerso num clima de tensão e suspense com cenários e figurinos perfeitos.
Dirigido por Emmanuel Hamon, que assina o roteiro com Benjamin Dupas, "Resgate de Alto Risco" já está disponível no Cinema Virtual, distribuído por Elite Filmes.
Postar um comentário