6.3.22

Diário de Leitura 1984 - parte 3 (final)

E chegamos ao fim desse diário de leitura do clássico 1984. Antes de comentar sobre a parte final, gostaria de dizer que como primeira experiência foi ótimo ter feito um diário de leitura. Acredito que se tivesse feito dessa forma para os clássicos que li antes, ou livros grandes, com muitas páginas, teria organizado melhor minhas ideias. Deixei de resenhar vários livros por não me lembrar mais da estória, ou porque o texto ficaria muito grande ou por simplesmente não saber como me expressar. Sendo o diário de leitura mais livre, sem uma formatação clara de texto, as minhas ideias fluíram melhor. Pretendo fazer mais vezes e espero que você também tenham gostado.

Eu não vou me aprofundar muito nessa parte 3 de 1984, porque são 100 pgs com o final da narrativa, então se eu comentar demais darei spoiler. Mas, essa parte tem o desfecho do Winston e do relacionamento dele com a Julia, e as respostas da inquietação que o protagonista tem sobre o Partido ser ou não derrubado pelos "proletas", que seria o povo. Essa parte tem várias cenas de tortura, que eu considerei fortes de acompanhar, então fica o aviso. O final para mim foi diferente do que eu esperava, realista e triste, mas nem por isso menos bom ou que combinasse com o que o livro se propôs.

Mesmo a leitura não tendo sido fácil, demorei meses para ler e algumas partes não entendi bem, gostei muito do livro. É um clássico muito necessário, que dialoga fácil com os nossos tempos. Dá uma desesperança no final, mas é um aviso. A proposta dele é mostrar o que pode acontecer se seguirmos por determinados tipos de sistema político. Esse é o meu segundo Orwell e quero ler mais livros do autor, inclusive a Faro tem outras publicações dele que eu devo solicitar em breve. Sobre as partes que não entendi bem, a minha intenção é reler 1984 daqui uns anos. Acho que esse é o tipo de livro que as releituras proporcionam novos entendimentos.


1984 
George Orwell 
Faro Editorial: Instagram/Facebook 


Onde comprar (links comissionados): 

Postar um comentário

últimas resenhas e críticas

Acompanhe no Instagram: @dnisin

© Site Seja Cult. Design by FCD.