4.11.21

Procure nas cinzas || Charlie Donlea


Meu segundo contato com o autor Charlie Donlea foi ainda melhor que o primeiro. Comentei aqui sobre a minha experiência lendo Deixada para trás, primeira vez que li o autor. Empolgada com essa leitura, comprei A garota do lago, que quero ler ainda este ano, e solicitei para a Faro Procure nas cinzas, que li assim que chegou. O livro saiu num ótimo timing, no marco dos 20 anos do atentado às Torres Gêmeas. Aproveitando isso, imagino eu, o autor construiu sua estória encima do atentado, com os restos mortais de uma vítima sendo encontrado agora. Então o livro começa com a personagem Victoria Ford sendo acusada de assassinato, isso em 2001. Quem está investigando é Walt Jenkins, um jovem detetive que tem agora o seu primeiro grande caso.

Walt tinha todas as provas contra Victoria, mas ela morre no 11 de setembro e o caso acaba sendo deixado de lado. Em 2021, a estória se passa neste ano e a pandemia não existe - achei curioso esse ponto, os restos mortais de Victoria são encontrados e esse fato chama a atenção de Avery Manson, jornalista e apresentadora de um importante telejornal americano. Prevendo que isso interessaria aos seus telespectadores, ela vai atrás dessa estória e descobre que a Victoria seria acusada de assassinato de um famoso escritor da época. Ela então entra em contato com parentes da Victoria e com Walt, o detetive da época. Paralelo a isso, ela esconde um segredo que se descoberto pode destruir sua carreira.

Tudo acontece por uma razão. Acredito que o destino trouxe você até minha porta. Victoria me pediu para limpar seu nome. Ela não queria ser lembrada como uma assassina.


Por essa minha segunda leitura do Charlie, posso dizer que o autor gosta de um passado e presente. Aqui ele não alterna no tempo da narrativa, mas fatos que aconteceram no passado influenciam a conduta dos seus personagens no presente. Não sei se é uma característica de todos os seus livros, mas acontece nos dois dele que já li. Eu não tenho certeza porque não pesquisei e para o seguinte comentário me baseio nos agradecimentos do autor. Ahei bastante interessante o fato de que ainda hoje existe um trabalho de pericia com os escombros das Torres Gêmeas. Nunca me passou pela cabeça que tantos anos depois, ainda faziam algum tipo de trabalho em relação a isso. Essa parte é explicada por uma personagem que aparece em Deixada para trás, a perita forense Lívia.

Durante a investigação do caso de Victoria, Avery vai se envolver com Walt e romance não é o foco do livro, porém eu torci pelos dois e esse foi um motivo a mais para a leitura fluir para mim. Sempre que tem envolvimento amoroso eu fico mais empolgada para ler e aqui não foi diferente. Claro que ainda é um suspense e isso fica em segundo plano. Avery e Walt são personagens parecidos, portanto se dão bem na investigação e pessoalmente. São solitários, cheios de segredos e por isso não se envolvem. Como eu disse, Walt também tem um segredo e isso envolve o que a Avery esconde. Ele não está em contato com ela à toa. Esse fato quando descoberto vai causar um desentendimento entre os dois que desencadeia o que acontece no final.

O final novamente me surpreendeu. Eu tenho mania de tirar conclusões precipitadas antes da leitura terminar e poucas páginas antes do fim eu já estava "não acredito que o Charlie não vai finalizar a parte da Victoria, que vai ficar no superficial" e aí veio a conclusão. Quando você acha que é uma coisa, na verdade é outra. Tanto o final da Victoria quanto da Avery foram surpresa para mim, e uma surpresa boa. Esse livro fluiu mais fácil do que o primeiro dele que li, acredito que pelo envolvimento da Avery com o Walt, mas também porque os mistérios são instigantes. Tudo apontava para a Victoria culpada, só que não vai ser bem assim. E tudo apontava para o fato de Avery esconder algo da policia e também não vai ser bem assim. Então o suspense de saber o que realmente aconteceu prende até o final.

Avery não tinha certeza de como seria a história, se funcionaria e se Walt Jenkins desempenharia um papel significativo na construção da história ou seria a bola de demolição que a derrubaria.

Deixada Para Trás 
Charlie Donlea
Faro Editorial: Facebook/Instagram 

Adquira o livro em dos nossos links comissionados:

Postar um comentário

últimas resenhas e críticas

Acompanhe no Instagram: @dnisin

© Site Seja Cult. Design by FCD.