Zona de Confronto || Disponível nas plataformas digitais
Crítica por Helen Nice
Imagem: Divulgação
O filme de ação dinamarquês "Zona de Confronto", que em árabe possui o título Shorta - que significa policial, já está disponível nas plataformas digitais.
Talib Ben Hassi, um jovem imigrante árabe, foi preso sob condições obscuras e descritas como extremamente agressivas, levando-o a ser internado em estado grave. O fato gerou um clima de revolta na comunidade onde ele vivia, na zona de gueto conhecida como Svalegärden, na periferia de Copenhagen, capital da Dinamarca.
A Corregedoria é acionada e iniciam-se as investigações dos policiais envolvidos. O policial Jens Hoyer (Simon Sears) também foi chamado a depor e poderá ser uma peça vital nas investigações.
Toda força policial é colocada em estado de alerta já prevendo atos de revolta e violência na comunidade. São orientados a manterem-se afastados da área de conflito para evitar maiores consequências.
O dia de trabalho começa e Jens, um novato ainda cheio de ideais, irá patrulhar com o veterano Mike Andersen (Jacob Hauberg Lohmann), cuja fama não é das melhores. Mike é durão, racista, preconceituoso; gosta de se impor pela força e nitidamente corrupto.
Não será um dia fácil para o jovem policial e tudo que ele quer é cumprir seu turno em segurança.
Entretanto, Mike começa uma perseguição a um carro suspeito e adentra a zona de gueto, justamente quando a mídia anuncia a morte de Ben Hassi, revoltando as gangues locais que aliciam os jovens.
Ser mãe é como ter o coração desprotegido andando pelo mundo.
Imagem: Divulgação
Na perseguição, Mike se indispõe com outro jovem imigrante, Amos (Tarek Zayat) e o prende sem qualquer razão plausível, por puro preconceito.
Já podemos prever a encrenca que ambos irão encarar! Será uma luta por sobrevivência, em uma caçada de gato e rato.
A narrativa é dinâmica e bem conduzida. No decorrer da trama, vamos conhecendo as várias facetas das personalidades dos dois policiais. Além de ter as cenas clichês de perseguição, tiros e violência, é de se esperar de um filme dinamarquês uma abordagem mais psicológica das personagens também.
Assim vamos descobrir que, o garoto tido como delinquente tem um outro lado de desafios, falta de oportunidades e uma família bem estruturada que o ama. Aliás as cenas da mãe do garoto são bem intensas.
Nem tudo é como parece ser, não há bandido e mocinho na vida. E ao final, sobrevive aquele que melhor se adapta.
Vale conferir!
Zona de Confronto foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Veneza 2020 e chega ao streaming distribuído pela Synapse Distribution.
Disponível para compra e aluguel na Claro Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes/AppleTV, GooglePlay e YouTube Filmes.
Se você é sempre tratado como algo que não é, você acaba acreditando.
Postar um comentário