22.8.21

Vida de Cão

Vida de Cão || Disponível nas plataformas digitais 
Crítica por Helen Nice 

Imagem cedida pela Atômica Lab

Por muito tempo, os cães sem dono que habitam as ruas de Istambul e outras cidades da Turquia foram exterminados pelo governo. Após muitos protestos da população, atualmente é proibido prender ou eliminar qualquer cão. Eles recebem uma marcação na orelha, mas ainda são deixados à própria sorte. O problema não foi solucionado, apenas mascarado. O documentário "Vida de Cão" dirigido, produzido, filmado e editado por Elizabeth Lo, filmado em Istambul e outras partes da Turquia entre 2017 e 2019, acompanha o dia a dia de Zeytin, Nazar, Kartal e outros cães vadios, conhecidos e cuidados por todos. A bela fêmea parece totalmente tranquila e à vontade, perambulando pelas ruas entre carros, crianças, trabalhadores e sem teto. 

A câmera de Elizabeth Lo passeia com ela pelas ruas, registrando os encontros, as intimidades e a interação com humanos e outros animais. Os sons do ambiente se misturam a conversas aleatórias, formando um panorama da vida comum. Muito além da vida dos cães, a câmera traz um registro da vida nas ruas com todos os percalços, fazendo-nos refletir sobre a situação destas pessoas invisíveis. São seres que, como os cães, esperam por uma mão amiga que lhes traga um simples prato de comida. 

Imagem cedida pela Atômica Lab

Mesmo os menos favorecidos encontram tempo para os animais e dividem o pouco alimento que conseguem, enquanto o poder público faz vista grossa ao problema. A droga alivia a fome e o pequeno filhote roubado traz carinho e afeto. Apesar de não ter nenhuma conotação política explícita, o documentário traça um paralelo entre o fato dos cães serem marcados, mas deixados sem cuidados e as condições precárias que os refugiados sírios, que sobrevivem longe de suas terras, sem recursos, sem vínculos afetivos, à margem da sociedade. 

O documentário é sensível e envolvente. Se você ama animais irá se emocionar ao acompanhar Zeytin e seus companheiros por 72 min. Mas o filme não é puro divertimento. Pelos olhos do cão vamos conhecer a triste realidade de luta pelo básico para sobreviver e ser feliz. As necessidades essenciais de moradia, alimento e afeto são as mesmas tanto para seres humanos como para animais. O uivo triste representa o lamento de ambos! Vida de Cão ganhou o Prêmio do Júri no Hot Docs e foi indicado ao Independent Spirit Award, após sua estreia no Festival de Tribeca 2020. O documentário já está disponível para aluguel e compra nas plataformas digitais, distribuído pela Synapse Distribuition. Confira! 

Os seres humanos vivem de modo artificial e hipócrita e fariam bem em estudar os cães
Diógenes de Sinope - 360 a.C.
 

Postar um comentário

últimas resenhas e críticas

Acompanhe no Instagram: @dnisin

© Site Seja Cult. Design by FCD.