O Poder da Voz || Disponível no Cinema Virtual
Crítica por Helen Nice
Imagem cedida pelo Cinema Virtual
Baumbacher (Tobias Moretti), por 18 anos, foi considerado o maior apresentador de Talk Show da Alemanha. Agora aos 52 anos de idade, Max conquistou o pacote completo de sonho de consumo - fama, riqueza e prestígio. Sua voz, inconfundível, é reconhecida por todos.
Até que, um trágico dia, Max acorda e percebe uma mudança peculiar em seu timbre vocal. Sem motivo ou qualquer razão aparente, Max parece ter encarnado o "Lord Vader".
Desesperado, o apresentador procura ajuda de seu agente e amigo, que o aconselha a se refugiar em sua maravilhosa casa à beira mar na Espanha, na esperança de tudo não passar de um pesadelo e se resolver brevemente.
Mas as coisas não parecem tão simples. Os médicos não encontram nada de errado com a saúde de Max.
O isolamento intensifica sua personalidade já fechada e arredia, beirando a depressão.
Quando surge Fida (Elit Iscan), uma jovem mochileira, de espírito livre, que fará Baumbacher refletir sobre o real significado da palavra "sucesso".
Enquanto isso, a notícia se espalha e o mundo quer saber detalhes da estranha mudança. O apresentador concorda em dar uma entrevista a jornalista Elle (Ingvild Deila) e serão estas lembranças e flashbacks que irão nos guiar na narrativa.
O mergulho interior de Baumbacher o fará rever seu papel como pai e seu relacionamento conturbado e ausente com o filho Damian (Lenz Moretti), um rapaz problemático, com tendências suicidas.
O filme, com roteiro e direção de Gregory Kirchhoff, nos mostra que, quando tudo está bem na carreira, quando os holofotes apontam para a fama e o sucesso, particularidades e detalhes importantes da vida e dos relacionamentos são deixados de lado. O mar calmo pode ocultar turbulência abaixo da superfície. Foi necessário escalar a montanha, se afastar da glória, para ter uma visão mais realista de si próprio.
Poder da Voz, 3º filme do jovem diretor, abriu o 53º Hof International Film Festival, foi indicado a vários prêmios internacionais, ganhando como Melhor Longa Metragem no Mallorca International Film Festival 2020.
Disponível na Plataforma Digital do Cinema Virtual.
Postar um comentário