28.6.21

Love Sonia

Love Sonia || Já disponível nas plataformas digitais 
Crítica por Helen Nice 

Imagem cedida pela A2 Filmes

Inspirado em eventos reais, o filme Love Sonia, do diretor Tabrez Noorai, com roteiro de Ted Caplan e Alkesh Vaja, já está disponível nas principais plataformas digitais. O filme traz na história do amor fraterno de duas garotas e o relato perturbador e impactante de uma sociedade doente. Aborda a necessidade de conscientização e ação sobre a questão do tráfico sexual na Índia. No elenco temos Mrunal Thakur (Sonia) Riya Sisodiya (Preeti), Sai Tamhankar (Anjali), Richa Chadha (Madhuri), Demi Moore (Selma), nosso conhecido da série New Amsterdam, Anupam Kher (Dada Thakur), entre outros. 

Sonia e sua irmã Preeti vivem com os pais em um vilarejo a 1400 km ao norte de Bombain. Um lugar extremamente simples, que parece ter parado no tempo. As duas garotas são bem ingênuas e nutrem um carinho e amizade fraterna rara nos dias de hoje. Os pais das garotas são pobres e levam uma vida bem humilde, lutando para sobreviver. Para o pai, ter duas filhas é um fardo a mais para carregar, além da pobreza e da terra infértil. Ele fala coisas horríveis para as garotas, e a mãe ouve sem nada poder fazer. Mulheres não tem voz ou opinião, cabe a elas apenas servir e obedecer. 

Imagem cedida pela A2 Filmes

O pai tem dívidas com Dada Thakur e quando o desespero chega a níveis insuportáveis, ele vende a própria filha. Assim, Preeti é levada por Anjali para uma região de prostituição em Mumbai, para servir como escrava sexual. Sonia, desesperada, foge de casa e vai em busca da irmã. Em sua inocência, não imagina nas mão de quem irá colocar suas esperanças de conseguir alguma ajuda. Levada para um outro prostíbulo, sua vida irá tomar um caminho horrível. Obrigada a aprender o ofício com Madhuri irá sentir na pele como é a difícil vida de uma prostituta e as humilhações que enfrenta para sobreviver. As drogas fazem parte desta triste realidade. 

O filme mostra o lado sombrio e deprimente do comércio de vidas inocentes. As mulheres são forçadas a acreditar que não tem outra escolha. Em uma sociedade injusta, onde o mais pobre é explorado e a vida humana tratada como mercadoria, até a polícia e funcionários do governo fazem parte do esquema. Quem deveria defender, é parte do problema. Uma luz surge no fim do túnel, quando Sonia é contatada por um ativista que lhe oferece ajuda. Mas Sonia ainda precisa encontrar Preeti e se recusa a fugir. O amor fala mais alto. Sonia, então conhece o mercado internacional de mulheres, sendo levada para Hong Kong e Los Angeles, onde sua virgindade vale ouro. 

Imagem cedida pela A2 Filmes

O desempenho de Mrunal Thakur é excepcional no papel da jovem frágil que empreende uma jornada de herói em busca da irmã, sem pesar sua própria dor e sofrimento. Demi Moore faz uma breve participação como Selma, uma ativista de uma Ong americana, já que ela própria desempenha papel ativo em campanhas semelhantes. A fotografia é muito realista, mostrando o submundo de vielas e cortiços em contraste com os locais ricos dos clientes. A trilha sonora nos presenteia com a bela canção "I am more" interpretada por A R Rahman. 

Prepare seu coração, pois o que você irá presenciar não é ficção. Os dados no final do filme são impactantes. São números que representam uma dor profunda. Garotas que tem suas vidas destruídas pela ganância e exploração humana. A sociedade como um todo precisa abrir os olhos para essas questões. Quantas "Sonias" e "Preetis" estão gritando por socorro neste exato momento? Um filme necessário!!

Postar um comentário

últimas resenhas e críticas

Acompanhe no Instagram: @dnisin

© Site Seja Cult. Design by FCD.