1.11.21

Últimos lançamentos do ano da Faro Editorial

Último mês com lançamentos da Faro Editorial e para fechar com chave de ouro, um romance e uma coleção dos Irmãos Grimm traduzida pelo Monteiro Lobato. 

Faro Editorial lança “Partidas e Chegadas”, romance de Trish Doller 

Livro será publicado em mais de 8 países 


Anna estava literalmente vivendo uma turbulência em terra firme. Todos os planos de vida que ela tinha foram despedaçados com a morte de seu noivo Ben. Mergulhada em tristeza, e querendo se agarrar as memórias de seu amor, Anna decide fazer a viagem de barco que os dois haviam planejado meses antes da partida de Ben. Ma s o que Anna não contava, era que estar sozinha no mar seria ainda mais difícil do que estar só, mas segura, em seu apartamento. Ela precisaria pedir ajuda. 

A Faro Editorial lança “Partidas e Chegadas” de Trish Doller, considera o um dos romances mais tocantes sobre segundas chances e autodescoberta, que será lançado em mais 8 países além do Brasil. O livro traz uma narrativa sobre vidas que tiveram seus destinos mudados de formas trágicas, e que em meio a dor, encontrar am caminho para retomar suas vidas. 

Anna não via mais sentido e sua vida sem Ben, mas depois de 10 meses de luto e com o lembrete de uma viagem a Porto Rico, planejada um ano antes por ele, Anna decide que fará essa viagem sozinha. Familiares e amigos ficam bastante preocupados com os riscos da aventura. Mas ela parte num veleiro disposta a viver tudo o que havia planejado com o homem de sua vida. 

Sem experiência em velejar sozinha, Anna aceita que precisará de ajuda para cumprir seu objetivo, e talvez assim vencer a dor que a afoga dia após dia. E é nesse momento que Keane entra em sua vida. Também enfrentando seus próprios demônios, uma história que pesa sobre seus ombros, ele tem motivos para aceitar a proposta. Vê, com convite de Anna, uma maneira tirar o foco daqueles problemas. E embarca numa viagem que pode mudar a vida dos dois. 

O que duas vidas marcadas por tragédias opostas podem ensinar ao outro? Enquanto uma relação de amizade e confiança se inicia, nuvens vão sendo desfeitas e a turbulência das vidas podem desaparecer. As primeiras escolhas podem ser feitas pelas pessoas, mas as ondas do mar sempre trazem suas surpresas. 

Ficha Técnica 
Título: Partidas e Chegadas 
Nº de páginas: 256 
Preço: R$49,90 

Sobre a autora: 
Trish Doller, nasceu em Berlim, Alemanha, quando ainda havia um muro, mas cresceu em Ohio. É formada em jornalismo e quando não está escrevendo, adora velejar e viajar. Ela mora na Flórida com seu cachorro e é mãe de dois filhos, já adultos, que seguiram o mesmo caminho e agora viajam pelo mundo. Seu primeiro romance juvenil foi premiado pela Amearican Booksellers Association, e um dos títulos escolhidos para a lista de Melhor Ficção para Jovens Adultos da Young Adult Library Services Association. Partidas e chegadas é sua estreia na ficção para leitores adultos. 

***

Faro Editorial lança três edições de contos clássicos de Perrault e dos Irmãos Grimm com tradução de Monteiro Lobato 


O imaginário de gerações e gerações foi povoado por princesas, bruxas, aventuras em terras distantes, personagens que nos ensinaram valores e marcaram a infância. Quem nunca ouviu a história de “João e Maria”, do “Gato de Botas”, da “Branca de Neve”, ou da “Chapeuzinho Vermelho” ? Mas nesta coleção especial, esses contos têm o toque de outro grande criador de histórias infantis : Monteiro Lobato. 

A Faro Editorial lança este mês três volumes de livros com contos de fadas clássicos dos Irmãos Grimm e de Charles Perrault. De João e Maria a Cinderela, as histórias infantis mais conhecidas de todo o mundo chegam nesta edição revista e atualiza da de com tradução de Monteiro Lobato. 

Os volumes “Os mais fantásticos contos” e “Os mais belos contos” foram organizados pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm a partir das narrativas populares, e publicados pela primeira vez em 1812, os contos de Grimm contribuíram imensamente para a língua e cultura alemãs, ajudando até mesmo no processo de construção da identidade nacional após a Unificação do país, em 1871. 

Já “Contos de fadas” do poeta e escritor francês Charles Perrault, foi publicado pela primeira vez e m 1697 como “histórias dos tempos passados” — hoje famosos como Contos de Perrault — , estes contos tornaram - se célebres por impulsionar um gênero literário denominado contos de fadas. 

Os três livros foram traduzidos na década de 1930 pelo maior nome da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato, cuidadosamente revistos e atualizados pela equipe da Faro Editorial. 

Ficha Técnica 
Título: Contos de Fada de Perrault 
Nº de páginas: 80 
Título: Os mais fantásticos contos de Grimm 
Nº de páginas: 96 
Título: Os mais belos contos de Grimm 
Nº de páginas: 96 Formato: Capa dura almofadada 
Preço: R$84,90 cada 

Sobre os autores: 
Wilhelm Carl Grimm e Jacob Ludwig Carl Grimm nasceram em Hanau , na Alemanha. Jacob nasceu no dia 4 de janeiro de 1785, e Wilhelm em 24 de fevereiro de 1786. A família Grimm tinha uma vida confortável. Moravam em uma casa ampla, mas tudo mudou com a morte do pai, o jurista Philip Grimm. A mãe, Dorothea, dependia de fa miliares para sustentar os filhos. Jacob e Wilhelm também passaram a ter mais responsabilidades. Ambos completaram os estudos em Kessel e formaram - se em Direito em Marlburg. Inspirados e motivados pelo poeta Clemens Brentano — que pesquisava canções populares da região — , os Irmãos Grimm enveredaram pelo universo da linguística e do folclore, coletaram fábulas e contos da tradição oral e consagraram - se como narradores de histórias que emocionaram gerações de leitores. Além disso, contribuíram imensamente para a língua e cultura alemãs em um momento histórico, político e social muito importante. Em 1812, a primeira edição dos Contos de Grimm foi publicada com 86 histórias. No total, deixaram 211 contos, coletados a partir de registros de outros folcloristas, como o próprio Brentano, e com os ouvidos atentos para o que tinham a contar todos os segmentos sociais — desde os setores populares até a aristocracia. Os Irmãos Grimm faleceram em Berlim. Wilhelm, o mais novo, no dia 16 de dezembro de 1859; Jacob, em 20 de setembro de 1863. A Rota dos Contos de Grimm é uma das atrações turísticas da Alemanha. Começa em Hanau, diante da estátua de bronze dos irmãos, erguida em 1896, e é finalizada em Bremen, a cidade dos músicos do conto famoso, que inspirou a peça Os saltimbancos. 

Nascido em uma família da alta burguesia francesa, filho do advogado Pierre Perrault e Paquette Le Clerc, Charles Perrault nasceu em Paris, no dia 12 de janeiro de 1628. Charles cresceu em um lar que cultivava o gosto pela cultura, artes e ciência. Iniciou seus estudos formais no colégio de Beauvais em 1637 e formou - se em direito em 1651. Como os jovens de sua origem, logo arranjou um função na burocracia do governo como cobrador geral do reino e tornou - se auxiliar de Jean - Baptiste Colbert, o famoso ministro e conselheiro do rei Luis XVI. Em paralelo ao seu dia a dia como funcionário público, Charles Perrault consolidou uma trajetória como poeta e escritor, publicando obras como “Ode sobre o casamento do rei” (1663) e “Diálogo de amor e amizade” (1 668). Em 1671, foi eleito para a Academia Francesa de Letras. Já idoso, deu início ao seu projeto de coletar narrativas populares e passou a contar histórias que viriam a ser chamadas de “contos de fadas”. Em 1697, publicou o livro Histórias ou contos de tempos passados, que incluíam os “A bela adormecida” e “Pequeno Polegar”, entre outros — atualmente, conhecemos esse magnífico trabalho como “contos de fadas de Perrault”. Charles Perrault faleceu em Paris no dia 16 de maio de 1703. 

José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, interior de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Segundo biógrafos, seu nome de batismo era José Renato, mas ele pediu para alterar o registro após receber como herança do pai uma bengala com a inscrição “J.B.M.L.”. Ícone da literatura infantil brasileira — o Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado justamente todo dia 18 de abril — , Monteiro Lobato formou - se em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1904, mas foi no trabalho como editor, tradutor e escritor que encontro u seu caminho. Lobato colaborou com o jornal O Estado de S. Paulo e foi proprietário da Revista do Brasil. Foi ainda um dos fundadores das editoras Companhia Editora Nacional e Brasiliense. Na política, foi um grande entusiasta da indústria nacional, defensor da nossa soberania no campo do petróleo, e atuou como adido cultural do Brasil em Nova York, durante o governo Washington Luís. Apesar de se destacar na política e nos negócios no ramo editorial, foi com a literatura, e sobretudo para as crianças, que Monteiro Lobato se consagrou. Basta lembrar dos fascinantes 23 livros da série Sítio do Pica - Pau Amarelo, estrondoso sucesso editorial, traduzido para diversos idiomas e transformado em programas de tv e desenho animado, obras que encantam gerações de leitores desde o seu lançamento. Além disso, o escritor de Taubaté foi responsável por traduzir e divulgar os grandes clássicos da literatura infantojuvenil universal. Monteiro Lobato faleceu no dia 4 de julho de 1948, na cidade de São Paulo. Seu legado, porém , segue vivo no imaginário de milhões de brasileiros e brasileiras.

***

Faro Editorial lança série infantil publicada pela Gallimard 

Primeiro livro da coleção vai apresentar ao leitor a personagem Angelina Purpurina e sua família 


Angelina Purpurina é uma menina de 8 anos muito esperta, mas que tem que lidar com dois irmãos mais velhos que não dão sossego a garota. Mas ao invés de chorar, – tudo bem, ela até chora, porque eles são malvados – ela também prega umas peças nesses dois. Mas Angelina também se diverte com sua amiga Catarina, seu leão de pelúcia Mastigadinho, e seu crush, Pedro Quindim. 

A Faro Editorial lança este mês o primeiro volume série infanto-juvenil “Angelina Purpurina”, publicada pela Gallimard, de autoria da francesa Fanny Joly, com ilustrações de Ronan Badel. 

Angelina, uma menina de 8 anos que adora cantar, ama doces e seu leão de pelúcia, mas é infernizada o tempo todo pelos irmãos mais velhos , Vitor de 11 anos e Max de 9, que implicam com tudo o que ela faz. Angelina não tem nada de boba e sabe muito bem como colocar esses meninos no lugar deles. 

Neste primeiro livro, o leitor é apresentado a todos os personagens que fazem parte do universo de Angelina, além de acompanhar as primeiras travessuras de seus irmãos, e suas vinganças divertidas! 

Uma série engraçada, educativa, que nos lembra e muito uma certa personagem dentucinha e invocada tão amada pelos pequenos leitores brasileiros. 

Ficha Técnica 
Título: Angela Purpurina volume 1 
Nº de páginas: 96 
Preço: R$29,90 

Sobre os autores: 
Filha mais nova de uma família de oito irmãos (dos quais seis são homens), Fanny Joly mora em Paris, perto da Torre Eiffel, com seu marido arquiteto e três filhos. Ela publicou mais de 200 livros juvenis pelas editoras Bayard, Casterman, Hachette, Gallimard Jeunesse, Lito, Mango, Nathan, Flammarion, Pocket, Retz, Sarbacane, Thierry Magnier... Seus livros são frequentemente traduzidos e já ganharam muitos prêmios. Duas séries juvenis (Hôtel Bordemer e Bravo, Gudule!) foram adaptadas para desenho animado. Ela também é romancista, novelista, escritora de peças de teatro, roteirista de cinema e de televisão. Sob tortura, ela um dia confessou que Angelina Purpurina, o livro que você tem nas mãos, é, sem dúvida, o mais autobiográfico de seus textos... Você pode consultar o site dela em: www.fannyjoly.com

Ronan Badel nasceu no dia 17 de janeiro de 1972 em Auray, na Bretanha. Formado em artes visuais em Estrasburgo, ele trabalha como autor e ilustrador de livros infantojuvenis. Seu primeiro livro foi publicado pelas edições Seuil Jeunesse em 1998. Depois de muitos anos em Paris, onde dá aulas de ilustração em uma escola de artes, Badel voltou a morar na Bretanha para se dedicar à criação de livros infantis. Em 2006, publicou Petit Sapiens, s eu primeiro livro de histórias em quadrinhos, com texto e ilustrações próprios. 

***

Selo Milkshakespeare lança livro solo de June Osborne, da série “Os últimos jovens da Terra”

Livro da saga de Jack Sullivan e seus amigos, traz June numa aventura aterrorizante 


Não entenda mal o que June está sentido, ela adora seus amigos, de verdade, mas sabe, sendo a única garota numa casa de árvore com monstros e garotos, ela merece umas “férias”. O que ela não imaginava era que ser arrastada por um ogro gigante para fora da cidade ia ser o início de uma grande aventura para proteger um bebê monstro do mal. Pois é, o apocalipse tem suas surpresas. 

A Faro Editorial lança este mês pelo selo MilkShakespeare o livro “A aventura da June”, livro solo de June Osborne e que prepara os leitores para o retorno d os quatro amigos no sexto volume da série , que será lançado em 2022. 

Mas primeiro vamos explicar como June se separou de Jack, Quint e Dirk. Não, ela não fugiu. Era para ser mais um dos desafios de herói pós-apocalíptico de Jack, mas dessa vez June quis ser a heroína – já que sempre o Jack acaba se metendo em confusão. Só que numa espécie de corrida maluca dos monstros caçando a June, eles são surpreendidos por outras criaturas do mal, montadas em Ogros gigantes, correm atrás do quarteto. 

June acaba sendo presa por um desses monstros e é arrastada para longe de seus amigos, ficando sozinha em um outro lugar que não é a cidade de Wakefield, e ainda sem rádio, e sem saber como voltar. E ela só lembra das últimas palavras de Jack “Vamos te encontrar, pr o meto!”. Mas é aí que a aventura de June vai começar, quando ela descobrir que não está tão sozinha assim, e que ainda terá que salvar um bebê monstro do mal das mãos de Thrull. Realmente não há um momento de paz neste mundo cheio de zumbis e monstros. 

Ficha Técnica 
Título: Os últimos jovens da Terra – A aventura da June 
Nº de páginas: 272 
Preço: R$49,90 

Sobre os autores: 
Max Brallier é autor de mais de vinte livros infantis e adultos e é designer de jogos. É o criador de Galactic Hot Dogs , uma série da web em andamento voltada para o ensino. 

Douglas Holgate é um artista e ilustrador de quadrinhos, vive em Melbourne na Austrália, há mais de 10 anos. Já realizou trabalhos para a Image, Dynamite, Abrams e Penguin Randon House. 

***

Faro Editorial lança box especial para abrir as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna 

As obras trazem textos essenciais de Mario de Andrade e Otto Maria Carpeaux 


Preparando o ano de comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Faro Editorial lança uma coleção fundamental para entender não só o evento ocorrido na cidade de São Paulo, mas as escolas vanguardistas do início do século XX na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina.

O primeiro volume traz “As revoltas modernistas”, de Otto Maria Carpeaux. O texto faz parte da principal obra do crítico: História da literatura ocidental. Carpeaux expõe um conhecimento enciclopédico a respeito das escolas de vanguarda , contextualizando a vida e obra dos escritores nos movimentos modernistas. O segundo volume reúne dois livros de Mário de Andrade: “Pauliceia Desvairada” e “Amar, Verbo Intransitivo”. 

Aqui, o leitor tem a oportunidade de conhecer um livro de poesia e um romance do principal escritor modernista brasileiro. Nas duas obras, estão presentes os elementos do modernismo que iriam influenciar as gerações futuras de autores nacionais. A edição também incluir textos sobre a semana de arte moderna, incluindo artigos críticos publicados na época. 

Ficha técnica 
Título: Box Modernismo – do surgimento no mundo à explosão do movimento no Brasil 
Nº de páginas: 272 (Volume 1), 208 (Volume 2) 
Preço: R$119,90

***

Faro Editorial lança este mês edição especial do livro de crônicas do carnavalesco Milton Cunha 

“Viva e Aproveite” é um compilado dos textos sensíveis que o artista começou a compartilhar em vídeos no Youtube e que conquistaram milhares de fãs 


Em meio a um turbilhão de emoções, de faltas, de dores e amores, à s vezes o que precisamos é de alguém que nos segure pela mão e diga: calma, vai dar tudo certo. Respira, a vida tem seus espinhos. E foi assim que o carnavalesco Milton Cunha começou a dividir com seus fãs pílulas de conforto e sabedoria em vídeos no seu canal, e que agora, vão rechear as páginas de um livro cheio de sentimento, luz e cor. Apenas via, e aproveite! 

A Faro Editorial lança este mês o primeiro livro de crônicas do carnavalesco Milton Cunha, “Viva e aproveite - O primeiro ano do resto de nossas vidas”. Em edição capa dura e colorida, Milton vai presentear o leitor com textos que falam de amor, amizade, família, autoestima, perda, paixão, e muito mais. 

Com mais de quatro milhões de seguidores em suas redes sociais, Milton Cunha se reinventou. Um dos maiores artistas do carnaval, com passagem pelas mais tradicionais escolas do Rio de Janeiro e São Paulo, pós - doutor em História da Arte, mestre doutor em Letras e Semiologia, professor, artist a, uma alma do mundo, entende como poucos as nuances da vida. E é essa alma sensível que Milton passou a dividir com o público em vídeo - crônicas, que já alcançaram a marca de mais de 100 milhões de visualizações. 

Sobre esse projeto, Milton revela que seus vídeos foram uma inspiração para nos preparar para a mudança que a vida iria sofrer: “Eu batia nessa tecla de vamos nos preparar para o primeiro ano do resto das nossas vidas. Quando voltarmos as ruas, vamos continuar a valorizar afeto, abraço... Então re uni tudo isso em um livro para reflexão. Cada pequeno texto traz perguntas que farão as pessoas pensarem o bem - viver. É um livro para você buscar a sua luz, sua força, o tesouro dentro de cada leitor”. 

Com aquarelas do artista plástico Marcelo de César, textos de Padre Fábio de Melo, Fátima Bernardes, Miguel Falabella, e muitos outros , e crônicas que falam dos nossos mais profundos pensares sobre a vida, e sobre o que temos enfrentado nos últimos tempos, Milton nos presenteia com um livro que será um grand e amigo , um conforto, uma voz de apoio, e até mesmo aquele choque de realidade que precisamos tanto. 

Ser forte não é ser imune a dor; é seguir adiante, apesar de senti- la” 

Milton Cunha conhece bem o poder da beleza e da alegria. É atrás dela que ele vive correndo.” – Padre Fábio de Melo 

Milton fala sobre tudo, das dores da alma, do coração, do caminho para a felicidade, com dicas práticas para uma vida mais feliz. Milton não cabe mesmo numa caixinha. E este livro é apenas mais uma que foi aberta.” – Fátima Bernardes 

Nesta coleção de poemas, contos, fábulas e ensinamentos, o leitor encontrará, antes de tudo, uma linguagem poética, nascida de alguém que aprendeu a amar as palavras e a jogá-las para o alto” – Miguel Falabella 

Ficha Técnica 
Título: Viva e aproveite - O primeiro ano do resto de nossas vidas 
Nº de páginas: 224 
Formato: 16x23 cm | Capa dura | 4 cores | Couchê
Preço: R$99,90 

Sobre o autor:
Milton Cunha é um artista das belas - artes e das produções artísticas carnavalescas. Natural do Estado do Pará, formou - se bacharel em Psicologia em 1982, é mestre em Letras (Ciências da Literatura) e doutor em teoria literária – ciência da literatura, ambos pela UFRJ, e possui dois estágios de pós - doutoramento, um em História da Arte pela Escola de Belas Artes e outro em Narrativas Culturais pelo Fórum de Ciência e Cultura - Museu Nacional, também na UFRJ. Atuou como carnavalesco por 16 anos, com passagens pela Beija - Flor, São Clemente, Viradouro, Unidos da Tijuca, Porto da Pedra, União da Ilha, Cubango e Leandro de Itaquera. Foi professor em cursos de televisão e rádio com ênfase em artes e narrativas culturais. É autor de inúmeros espetáculos de entretenimento, tanto n acional quanto internacional. Atuou como comentarista oficial dos desfiles das escolas de samba em todos os canais de TV aberta. Atualmente participa da equipe de transmissões da Rede Globo. É produtor, articulador e fomentador do Carnaval carioca, participando de debates acadêmicos e populares no âmbito do Rio de Janeiro, tendo como uma de suas principais bandeiras os direitos civis pela diversidade e a luta pelo reconhecimento da profissão artística carnavalesca nas esferas públicas, municipais a federais. 

***

Faro Editorial lança este mês mais um livro de contos da autora Ruth Guimarães 

“Contos do céu e da Terra ” trazem fábulas que falam sobre as crenças, religiões e saberes populares do divino 


Uma das maiores escritora s negras do Brasil, a primeira e ter reconhecimento nacional ainda em vi da de sua obra ; cronista, jornalista, romancista, contista e tradutora Ruth Guimarães terá ma is um livro publicado pela Faro Editorial : “Contos do céu e da Terra ”. 

Os contos presentes n os livros de Ruth foram extraídos unicamente da tradição oral dos povos do Vale do Paraíba, no encontro entre três estados, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A autora seguiu, na produção desses textos, técnicas de coleta folclórica que aprendeu com o professor, Mário de Andrade, entre os anos de 1942 e 1944. 

Formada em Letras Clássica pela USP, Ruth iniciou sua carreira como jornalista, escrevendo para grandes veículos como a Revista do G lobo, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, mas foi na literatura que ela encontrou sua paixão. Autora de mais de 50 publicações entre ensaios folclóricos, romance, contos, traduções, crônicas e reportagens, também atuou como professora que formou várias gerações. 

Era membro da Academia Paulista de Letras e cultivou grandes amizade s a o longo de sua história , entre eles Érico Veríssimo, um fã declarado de suas crônicas e o primeiro a aclamar a obra “ Água Funda”, publicado em 1946. Guimarães Rosa e o escritor e folclorista Luís da Câmara Cascudo também tiveram amizade próxima com a es cri tora, ao longo de toda a vida. 

Ruth Guimarães teve trajetória marcada não só pela literatura, com as 51 obras que publicou, entre ensaios folclóricos, romance, contos, traduções, crônicas e reportagens, mas também como professora que formou gerações. Entre seus alunos se destacam escritores como Severino Antonio e Regis Morais, e médicos como Aurelino Ferreira Júnior. 

Uma autora brasileira que merece ser celebrada, e que mantém seu legado vido entre nós. Sua trajetória de pesquisadora da cultura popular e do folclore, asso ciada a uma intensa produção erudita no campo da tradução e da crítica literária, a colocam no cenário dos grandes intelectuais brasileiros. 

A coleção, que já teve dois livros lança dos em 2020, “ Contos Negros ” e ‘Contos Índios” ainda terá ma is um título no próximo ano. 

Sobre “Contos do céu e da Terra” 

Ruth Guimarães, ao compendiar os contos que integram a presente coletânea, costurou habilmente dois de seus muitos condões de polígrafa: a escritora, que sempre emprestou os ouvidos à escuta amorosa, de que nutria suas páginas no campo da ficção; e a etnógrafa, cuja erudição, ainda na quadra primaveril da vida, assombrou Mário de Andrade. E segue a nos assombrar, quando deparamos, por exemplo, seus périplos por mundos aparentemente distintos, mas que se revel am em sua unidade original. Isso ocorre especialmente no estudo sobre a presença do sobrenatural no Vale do Paraíba, em Os filhos do medo, obra impossível de ser delimitada, abarcando várias áreas do saber e avançando corajosamente para os domínios literários. Afinal, para a mestra vale - paraibana, a literatura da voz é tão importante quanto a outra, a formal, por vezes rígida, que dela deriva, embora, por vezes, negue qualquer filiação. 

A leitura destes contos, alguns de teor lendário, convida - nos a agradecer a quem, durante sua jornada na terra, fez da faina intelectual a razão de sua existência, nutrindo - se e nutrindo - nos de histórias que, universais em essência, particulares em ambiência, linguagem, pormenores, parecem ter saltado de um sonho abraçado por muitas coletividades para as salas e os alpendres do Brasil interior. O Brasil que Ruth Guimarães amou e que, aos poucos, a redescobre.

Marco Haurélio – Escritor e pesquisador das tradições populares 

Ficha técnica 
Título: Contos do céu e da terra 
Nº de págs: 144 
Preço: R$ 39,90
 
Sobre a autora: 
Ruth Guimarães, romancista, contista e tradutora, foi especialista em folclore. Teve como professor Mário de Andrade. Participou do I Congresso Brasileiro de Folclore, realizado no Rio de Janeiro, em agosto de 1951, quando travou amizade com Renato de Almeida, Rossini Tavares de Lima e Luís da Câmara Cascudo. Realizou pesquisas sobre a tradição oral e recontou maravilhosamente histórias que passam de geração a geração pelos contadores, especialmente no Vale do Paraíba paulista e no litoral de São Paulo. Ruth publicou oito livros com a temática dos contos populares, voltados para o resgate de histórias bem brasileiras. Também tem um trabalho erudito, que contempla, além de romance, contos, ensaios e traduções do francês, lati m e italiano. Foi membro da Academia Pau lista de Letras.

Postar um comentário

últimas resenhas e críticas

Acompanhe no Instagram: @dnisin

© Site Seja Cult. Design by FCD.