Hoje eu leio muito menos do que antes, acho que já comentei isso em algum texto com vocês, e também tenho parceria literária apenas com a Faro Editorial. Conteúdo para postar no site é o que não falta e livros para ler também não, então por que estou há tanto tempo sem postar resenhas? Gente, eu não tenho uma explicação certa para isso, apenas que o site não é minha fonte de renda e hoje eu lido com ele de uma forma bem diferente de como lidava antes. Hoje eu posto quando eu tenho tempo e vontade. Vontade, Denise? Sim, vontade. Eu estou, por alto, com uns dez livros lidos, desses dez alguns eu não tenho vontade de comentar com vocês. Um exemplo prático: Por isso a gente acabou. Eu li esse livro e não gostei e não tenho vontade de escrever sobre ele. Desse modo não vai ter resenha sobre essa leitura.
E a questão do tempo envolve toda a preparação para uma resenha sair. Tem gente que acha que é simples, só sentar e escrever. Esse texto mesmo que vocês leem agora levou mais de uma semana para ficar pronto; entre escrever, revisar, tirar fotos, editar foto, revisar... e olha que deve ir com algum erro. Resenhar qualquer coisa, aliás, escrever não é só sentar e colocar as coisas para fora. No caso de um livro envolve a leitura, pesquisa, fotos, edição, escrever e revisar. Se for um clássico então, para mim fica mais difícil ainda. Eu tenho um bloqueio de não conseguir escrever resenhas de clássicos. Eu quero comentar sobre as irmãs Brontë com vocês, mas sempre que penso em escrever acredito que meu texto está uma porcaria e ele não sai. Sempre quero fazer um texto perfeito, com bastante argumento e não sai. Fora que texto perfeito não existe, né? Mas vai falar isso pra minha mente.
O que vai acabar acontecendo é eu escrever textos mais soltos, sem muita pesquisa e só colocando o que achei mesmo. Eu tento manter uma ordem nas resenhas que escrevo, comentando sobre os personagens, narrativa, sinopse, ambientação, o que gostei , o que não gostei e o final. Isso não tem funcionado mais, sendo assim é possível que os textos fiquem mais curtos e direto ao ponto. Não sei ainda, vai depender do quanto o livro me encantar e suscitar em mim a necessidade de escrever.
A resenha de Deixada para trás foi assim, eu estava com vontade de falar sobre ele porque gostei bastante e o texto apenas veio. Não elaborei muito e nem me preocupei de seguir um padrão, só escrevi. Acho que deixando a coisa mais solta pode funcionar. Eu já escrevo formalmente e seguindo um padrão nos artigos, então aqui quero algo mais tranquilo e quando me sentir à vontade. Resumindo, as resenhas vão voltar!! Talvez não toda semana, mas as analises vão continuar saindo. E quem sabe eu comente sobre outras coisas para suprir essa lacuna, como conversar com vocês como fiz neste texto.
Postar um comentário