2.6.21

A Garota Anônima || Greer Hendricks e Sarah Pekkanen


Jessica Farris é uma jovem vivendo uma vida difícil em Nova York. Ela é maquiadora profissional, mas quando escolheu essa profissão achava que teria uma situação financeira diferente. Ela precisa atender várias clientes por dia para conseguir pagar as contas no fim do mês. O resultado disso é que ela tem pouco tempo para homens e a família. No quesito relacionamento, Jessica tem encontros de uma noite só e não tem algo mais duradouro tem um bom tempo. Em relação à família, a situação é conturbada. Por causa de um acidente doméstico, a irmã mais nova de Jessica ficou com uma deficiência intelectual. Sobre isso, fica no ar que a Jessica estaria escondendo algo.

Maquiando uma de suas clientes, Jessica escuta que ela participaria de um estudo na faculdade que lhe renderia um bom dinheiro. Era apenas para responder algumas perguntas sobre ética e moralidade. Vendo que a cliente não iria, Jessica pega os dados da pesquisa e vai no lugar dela. Lá ela começa a responder perguntas simples, mas à medida que o estudo avança, as perguntas se tornam mais invasivas e fazem com que a Jessica questione algumas coisas de sua vida. O estudo também passa do virtual para a vida real, com a introdução da psiquiatra Dra. Shields. Ela pede que a Jessica faça alguns testes em troca de dinheiro e no começo ela não via problemas. Até que ela entende melhor no que se meteu, tenta se desvencilhar da pesquisa, mas não consegue.

Algumas vezes o silêncio é uma arma mais eficaz para a obtenção de informações do que uma pergunta direta.


O livro tem narradores diferentes e no começo foi difícil identificar um deles. Para não estragar a graça, não vou comentar mais sobre isso. Quando é a Jessica quem narra, percebemos que ela é uma mulher bastante solitária, que não soube lidar bem com duas situações que ocorreram em sua vida e que uma delas determinou como ela lida com seus relacionamentos amorosos. Durante o livro ela até se envolve um pouco mais com um cara que conheceu em um bar, mas por causa do sigilo da pesquisa, as coisas ficam estranhas entre eles. Foi triste perceber que ela precisava de um apoio diante dessa situação e não tinha um amigo com quem conversar, já que o Noah é recente em sua vida. Mas a sua escolha não foi por acaso, como a gente vai entendo à medida que conhece a Dra. Shields.

Eu sempre comento em livros de suspense que sou fácil de enganar e que raramente descubro as coisas antes da hora, com A garota anônima a estória foi diferente porque a proposta do livro é diferente. Aqui a Jessica se vê envolvida em um "estudo" que na verdade é uma armadilha. A Dra. Shields está pesquisando sobre traição e para isso precisava de uma mulher que despertasse o interesse do marido para saber se ele é um traidor ou não, é onde entra a Jessica. Só que o ponto de virada dessa estória, vai ser a Jessica percebendo que está fazendo coisas estranhas por dinheiro e que isso afeta o relacionamento que ela começa a ter. A leitura não foi das mais rápidas, porque o suspense não é tão tenebroso assim, mas também não tive dificuldades em finalizar o livro.

A garota anônima não é um romance de muita ação ou de um suspense tão complexo, como comentei, ele é mais uma teia de mentiras entre um casal que acaba envolvendo pessoas que não tinham nada a ver com a situação. Uma dessas pessoas morre e a Jessica acha que ela será a próxima. É mais um jogo psicológico, já que o casal envolvido é terapeuta e tenta conduzir tudo nesse campo, lendo o movimento das pessoas e tirando conclusões disso. O final para mim foi interessante porque mostra uma protagonista que não é tão bom caráter assim. Como eu disse, os personagens aqui têm facetas hora boa, hora ruim e no fim a Jessica mostra uma esperteza que, na minha opinião, é um pouco desvio de caráter. Ela acha que tem que ser recompensada de alguma forma pelo que passou, mesmo que seja as custas de outra pessoa.

Existem razões por trás das ações de todos nós. Mesmo quando escondemos essas razões das pessoas que pensam que nos conhecem bem. Mesmo quando essas razões estão enterradas tão profundamente que nós não conseguimos reconhece-las.

A Garota Anônima 
Greer Hendricks Sarah Pekkanen
Faro Editorial: Instagram/Facebook

Adquira o livro em um dos nossos links comissionados:

Postar um comentário

últimas resenhas e críticas

Acompanhe no Instagram: @dnisin

© Site Seja Cult. Design by FCD.