18.1.21

A corrida de escorpião || Maggie Stiefvater

(Sinopse do livro)


Não é segredo para ninguém que a Maggie é uma das minhas autoras de fantasia contemporanea preferida. Porém, acredito que ela é pouca conhecida e sempre que posso panfleto. Eu estava com A corrida de escorpião na minha estante a muito tempo. Ele foi lançado em 2012 e poucas pessoas comentam sobre ele. Ano passado peguei para ler e me surpreendi muito com a narrativa. Esse livro é uma releitura de uma lenda Irlandesa sobre um goblin, com a aparência de um cavalo marinho, que saia do mar e interagia com os habitantes da ilha de Man. A corrida de escorpião se passa na ilha de Thisby e durante o mês de novembro os cavalos d'água, capaill uisce, saem do oceano e cavalgam na areia. Os moradores da ilha fazem uma corrida sob esses cavalos d'água, que são seres imprevisíveis e mortais.


Os dois personagens principais narram o livro alternadamente. Sean Kendrick é um jovem de 19 anos que é o cara quando se trata de cavalos d'água. Ele já venceu várias corridas e sempre que alguém tem problema com algum chamam ele. Não fica muito claro o motivo de Sean ter "poder" sobre eles, é mais o jeito como ele consegue se comunicar, adestrar os cavalos. Quando garoto Sean perdeu o pai em uma corrida e desde então vive sozinho, na verdade ele tem como companheiro um cavalo d'água que domou e é um campeão. Ele vai ter rixas com algumas pessoas por causa disso, dessa aproximação com os cavalos que ninguém consegue explicar.


Não sou infeliz. Felicidade não é algo que esta ilha produza facilmente; a terra é muito rochosa eo sol escasso demais para a felicidade florescer.

 


Kate Connolly, que gosta de ser chamada de Puck, é uma garota que perdeu os pais a pouco tempo vítimas dos cavalos d'água. Agora ela e os irmãos passam por dificuldades; os moradores da ilha são pessoas mais simples. Puck e os irmãos se viram, mas não conseguem pagar as contas e correm o risco de perder a casa. Tentando algo desesperado, Puck se inscreve na corrida pois o vencedor ganha um prêmio em dinheiro. Só que Puck não quer correr nos cavalos d'água, ela quer usar a égua que é sua amiga a muito tempo. O risco disso é dos cavalos d'água comerem ela, já que são criaturas grandes e carnívoras. Os caminhos de Sean e Puck vão se cruzar quando os dois começam a treinar para a corrida. Sean tem os motivos dele para ganhar, já Puck não quer perder sua casa.


Eu sei que o enredo desse livro parece muito estranho, mas lendo faz total sentido. A Maggie sabe criar universos estranhos com maestria porque ela ambienta bem o leitor. Não se preocupem que ao ler vocês vão entender as criaturas que são os capaill uisce e o que são capazes de fazer. Além da fantasia o livro também tem toques de suspense, pelo menos pra mim. Os cavalos d'água não saem do mar só em novembro, às vezes eles visitam a ilha por um motivo especifico e os moradores se escondem. Muitos deles perdem seus animais de estimação, pessoas são mortas, rebanhos... Tem uma cena que é um desses ataques e gente, dá medo porque é tipo aqueles filmes que tem o monstro lá fora e eles precisam salvar a vida.


É fácil convencer os homens a amar você, Puck. Tudo o que precisa fazer é ser uma montanha que eles têm de escalar ou um poema que não entendem. Algo que os faça se sentir fortes ou inteligentes. É por isso que amam o oceano.

 


Pode parecer que o livro tem um romance entre Sean e Puck, mas não é bem assim. Sim, eles acabam se envolvendo quando treinam só que não é uma relação muito amorosa. O Sean e a Puck são muito focados nos problemas que possuem e em como resolve-los, que quando percebem que gostam um do outro não sabem muito bem com agir. É como se os problemas os consumissem tanto e fossem mais importante, que o coração fica de lado. Então não leiam esperando muita coisa melada, porque não é. O foco do livro é na corrida e o romance fica em segundo plano. Mas os dois juntos são uma fofura, aquela coisa do primeiro amor e descobertas.


A corrida de escorpião foi um leitura maravilhosa, cheia de surpresas e o melhor, livro único. Quem não conhece a Maggie pode se assustar um pouco com a sua narrativa, um universo totalmente diferente e uma escrita mais poética, só que vale a pena conhecer. Esse enredo me prendeu no começo, fiquei empolgada ao imaginar os cavalos d'água e a corrida. As cenas são detalhadas e dá sim para imaginar e comprar essa estória como verdadeira. Mais um livro ótimo da Maggie, que quem tiver aí perdido na estante tem que dar uma chance. Já li muito que a "sinopse é estranha", mas é exatamente isso que deixa tudo mais interessante e surpreendente no final.


Acho que esta é a verdadeira bênção desta ilha: ela não nos deixa com nossas lembranças terríveis por muito tempo, mas nos deixa ficar com as boas pelo tempo que quisermos.


A corrida de escorpião 
Maggie Stiefvater
Verus Editora: Instagram/Facebook

Adquira o livro em dos nossos links comissionados:

Postar um comentário

últimas resenhas e críticas

Acompanhe no Instagram: @dnisin

© Site Seja Cult. Design by FCD.